segunda-feira, 19 de maio de 2014

ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO (17/05) UMA SIMULAÇÃO DE UM ATAQUE TERRORISTA NA ARENA DO JACARÉ EM SETE LAGOAS-MG


No último sábado (17/05) um terrorista atacou torcedores na Arena do Jacaré e deixou 40 feridos, sendo seis em estado gravíssimo e uma pessoa morta. SAMU, PM, PRF e COBOM entraram em ação e socorreram as vítimas.

No último sábado (17/05), quem passou próximo a Arena do Jacaré notou um movimento diferente. De 10 às 13h, aconteceu o Simulado de Acidentes com Múltiplas Vítimas, uma preparação da rede de urgência e emergência da cidade para a Copa do Mundo 2014. O evento contou com a parceria do Corpo de Bombeiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, SAMU e acadêmicos da Faculdade Ciências da Vida. Foram simuladas 40 vítimas, sendo 6 em estado gravíssimo levadas para a UPA 24h, Hospital Municipal e Hospital João XXIII, em Belo Horizonte e uma chegou a óbito no local. A vítima levada para a capital foi transportada pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.

VÍTIMAS
O evento foi aberto ao público, imprensa e contou com diversas vítimas em diversos momentos. “Tivemos torcedores com parada cardiorrespiratória, com cortes, fraturas, gestantes, epiléticos, crises psíquicas, dentre outros acidentes. Maquiamos estas pessoas para que o simulado fosse o mais real possível. Os torcedores em estado mais grave foram priorizados e receberam os primeiros atendimentos no estacionamento do estádio. Em seguida, foram encaminhados para a UPA 24h e Hospital Municipal”, contou o enfermeiro Júlio César Batista Santana, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e também um dos promotores do simulado.

PREPARAÇÃO DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Em seu pronunciamento, o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Simões, afirmou que a rede de urgência e emergência de Sete Lagoas está preparada em caso de um grande acidente. “Nossa cidade está preparada para uma catástrofe e o simulado confirmou isso. A gente espera não precisar, mas caso aconteça, provamos que temos condições de atender com qualidade um acidente com múltiplas vítimas”, explanou.  O Prefeito Marcio Reinaldo, o vice-prefeito, Dr. Ronaldo João e a Secretária de Governo, Vânia Moreira, também estiveram no treinamento e aprovaram a causa. “Que esse exercício vivenciado hoje, seja utilizado da melhor maneira em caso de acidentes de grandes proporções. Adquirimos hoje mais conhecimentos para melhor atendermos nossos irmãos”, refletiu o prefeito.

IMPORTÂNCIA

O enfermeiro ressalta ainda a importância de eventos como este. “Os objetivos deste simulado consistiram em promover a educação permanente dos Profissionais de Saúde que atuam no Atendimento Pré- Hospitalar e Intra- Hospitalar para atendimento a catástrofes; preparar a equipe multidisciplinar e acadêmicos na área da saúde para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, atitudinais e procedimentais na assistência às vítimas de trauma;  promover educação em saúde para a população em geral  e  ações intersetoriais na prevenção de acidentes de trânsito; além do preparo da rede de urgência e emergência para a Copa do Mundo de Futebol”, completa Júlio. 


VIDEO REFERENTE A MATÉRIA










 
Copyright © 2013 TecleMídia - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT