terça-feira, 20 de maio de 2014

QUANDO DEVO ACIONAR O SAMU E QUANDO DEVO ACIONAR O CORPO DE BOMBEIROS ?



SAMU: 192 e BOMBEIROS: 193

 

No momento da emergência, sempre surge àquela dúvida sobre qual órgão deve ser acionado para socorrer um acidentado: SAMU ou Corpo de Bombeiros? Primeiramente, é bom que se frise que, apesar da prestação de primeiro socorros serem realizada pelos dois órgãos, Bombeiros e SAMU não são a mesma coisa! Aí surge a questão: Quando devo acionar cada órgão? De uma forma geral, considere a tabela abaixo para saber quando acionar os Bombeiros (193) ou o SAMU (192):






DADOS SAMU

Há nove anos em funcionamento em Sete Lagoas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) conta hoje com nove carros para atendimento da população da cidade e região.  O serviço, iniciado em dezembro de 2004, trabalha atualmente com três unidades básicas e uma unidade avançada, sendo as demais reserva para substituição em casos de manutenção.

ATENDIMENTOS
O serviço faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em caso de emergência. De acordo com dados do serviço na cidade, desde a sua inauguração até hoje, o SAMU já realizou mais de cento e trinta mil ocorrências em toda região. Sete Lagoas é referência para 35 municípios que fazem parte da microrregião de Sete Lagoas e Curvelo, atendendo uma população de mais de 650 mil habitantes.

TROTES
O Coordenador do SAMU, Sylvio Silvestre, ressalta que para que o SAMU possa funcionar de forma adequada é importante que a população saiba utilizar o serviço, não acionando a unidade em casos que não sejam graves. “É importante orientar as pessoas, em especial as crianças, para que não realizem trotes com o serviço. Das ocorrências registradas até o momento na cidade, 20% são trotes. Graças ao SAMU estamos conseguindo reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce“ salienta.

DETENÇÃO
O Código Penal Brasileiro, no artigo 266, prevê detenção de um a três anos e multa àquele que perturbar o serviço telefônico. O serviço do SAMU funciona 24h, é gratuito e pode ser acionado por meio do 192.





 
Copyright © 2013 TecleMídia - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT