quinta-feira, 5 de junho de 2014

SETE LAGOAS REFORÇA VACINAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO


Quando o assunto é Saúde, todos devem ficar atentos. Preocupada em imunizar os sete-lagoanos no período da Copa do Mundo, a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde cumpriu um vasto cronograma de Vacinação Triviral (contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola) em algumas empresas da cidade. Ao todo, mais de 1.200 trabalhadores foram imunizados. A ação aconteceu entre os dias 07 e 23 de maio e foi uma promoção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizada pelas enfermeiras Andrea e Maria Tereza, em parceria com a Atenção Primária e Vigilância e Promoção em Saúde.

O objetivo, segundo o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões, é evitar que as doenças já eliminadas no país sejam reintroduzidas por meio de turistas que vão visitar a cidade durante o Mundial de futebol. “Considerando que Sete Lagoas hospedará a delegação de outro país participante da Copa, optamos por imunizar todos os profissionais que direta ou indiretamente estarão ligados aos turistas”, explica.

VACINAS
Em 2010, o Brasil conquistou a certificação de erradicação do sarampo e de eliminação da rubéola, concedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados do ministério indicam que não há registro de circulação do vírus autóctone do sarampo no país há dez anos – apenas casos importados.

No caso da rubéola, não há circulação do vírus desde 2008. Este ano, cerca de 70 milhões de pessoas de até 39 anos foram imunizadas contra a doença.

O sarampo é uma doença aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

Já os sintomas mais comuns da rubéola são febre, manchas avermelhadas, inflamação de gânglios e dores nas articulações. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar e também por via sanguínea – quando mulheres grávidas adoecem e transmitem o vírus para o feto.


DADOS DA VACINAÇÃO EM SETE LAGOAS
- 33 profissionais do Corpo de Bombeiros;
- 71 profissionais da Polícia Civil;
- 17 profissionais da Guarda Municipal;
- 56 profissionais da Polícia Militar;
- 06 profissionais da Polícia Rodoviária Federal;
- 87 profissionais da empresa Setelagoano;
- 174 profissionais da Turi;
- 18 profissionais JN Resort;
-666 profissionais do Shopping Sete Lagoas;
- 45 profissionais Cooperselta;
- 03 profissionais do sexo;
- 19 profissionais Unitáxi e
- 44 profissionais Cooperlagos.



Informou: ASCOM Saúde
 


 
Copyright © 2013 TecleMídia - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT