quarta-feira, 11 de junho de 2014

PREFEITURA DE SETE LAGOAS PROMOVE MUTIRÃO DE COMBATE AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO


O último sábado (07/06) foi diferente para a população referenciada pela Unidade Básica de Saúde “Dr. Benjamim Campolina Marques” dos bairros Cidade de Deus I, Cidade de Deus II e Bouganville. A Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Saúde, por meio das enfermeiras das unidades promoveu um mutirão de citologia oncótica que aconteceu de 7 às 17h. A realização periódica do exame, também conhecido como Papanicolau, previne o câncer de colo de útero.

CENÁRIO DA INFECÇÃO
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo, por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. Estimativas de novos casos: 15.590 (2014 - INCA) Número de mortes: 5.160 (2011 - SIM)

MUTIRÃO
A enfermeira da ESF Cidade de Deus II, Milene Rodrigues, conta que foram agendadas previamente 100 mulheres pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Essas mulheres foram conscientizadas e sensibilizadas pelos ACS, para que comparecessem ao dia marcado para o exame. Os ACS desenvolveram um excelente trabalho de agendamento e busca ativa dessas pacientes, chegando a ligar para elas no dia do exame para lembrá-las de comparecer”, conta.

FLUXO
As enfermeiras, Juliana Viana (ESF Bouganville) e Poliana França (ESF Cidade de Deus), relatam que no dia do evento das 100 mulheres com consultas agendadas, 56 compareceram ao exame. “Fato esse bastante preocupante já que os dados referentes ao número de casos novos de CA de colo uterino são alarmantes. Para todas as mulheres que consultaram foi feito o pedido do exame de rastreamento de DST e para as mulheres acima de 40 foi pedido a mamografia”, destaca Juliana.

Milene (ESF Cidade de Deus) destacou a importância da realização de ações como esta. “Eventos deste tipo visam a promoção da saúde e detecção precoce de doenças que em estágio inicial podem ser controladas com o tratamento. No entanto, o principal responsável pela sua saúde é o próprio paciente, enquanto o mesmo não se responsabilizar pela sua saúde, bem como os profissionais de saúde vem fazendo, não conseguiremos reduzir esses altos índices de agravos a níveis no mínimo aceitáveis pela OMS. Um fato importante é que muitas pacientes agradeceram por termos realizado essa ação no sábado, já que trabalham durante a semana e não conseguiam realizar o exame”, finaliza.


Prefeitura de Sete Lagoas/UBS Cidade de Deus – 10/06/14



 
Copyright © 2013 TecleMídia - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT